terça-feira, 2 de novembro de 2010

VISITA TÉCNICA : NOVA MUTUM - MT - CULTURA DA UVA, BANANA E MAMÃO

No final do mês de outubro os terceiros anos A e B de agropecuária do IFMT - Campus Cáceres efetuaram a visita nos dias 21 à 22 (turma A) e 28 à 30 (turma B).
Na cultura da uva conhecemos a Fazenda Melina grande produtora de suco de uva e uva de mesa, pertencente aos irmãos Michel e Alain Leplus, franceses que trabalham a mais de 20 anos na região.


Histórico da Fazenda

Iniciada em 1983, a Fazenda Melina está situada a 270 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso, no município de Nova Mutum, cidade moderna com 14.000 habitantes.
Pioneira na época, a Fazenda Melina iniciou com a pecuária,acreditando no cruzamento industrial de raças européias.
Em 1994 parte da fazenda foi arrendada para o Sr Otaviano Pivetta,(Faz Ribeiro do Céu), que é modelo na região no plantio de arroz, soja e algodão.

Em 1998 foi realizado o plantio do primeiro ha de uva a título experimental, foram mais de 14 variedades diferentes, inclusive uvas viníferas, para futura elaboração de vinho , espumante , vinagre

Em junho 2001 foram concluídas a construção da fábrica de suco e primeira colheita. Três meses depois o mercado de Mato Grosso e Rio Grande do Sul desfrutava da primeira garrafa de suco de uva natural, sem conservantes e colorantes, produzido em Mato Grosso.

Em 08/2004 a Melina Agropecuaria participava com seu trabalho no lancamento da nova variedade BRS Cora.
BRS CORA

Em 02/2006 participava novamente no lancamento da Variedade Violeta.
VIOLETA

Em 2007 com 35 has de uvas plantadas a Melina Agropecuária produziu 1 milhão de garrafas colocadas em todos os Estados Brasileiros .

Fonte: http://www.melina.com.br
























































































































































ESCOLA AGRICOLA RANCHÃO - COMUNIDADE RANCHÃO - MUNICÍPIO DE NOVA MUTUM


Durante os dois dias de visita técnica na região de Nova Mutum a Escola Agricola Ranchão cedeu alojamento e alimentação aos alunos do IFMT - Campus Cáceres, fornecendo um tratamento e atenção excepcional à nós, visitantes.
































DIA 29/OUT/2010 VISITA SOBRE O CULTIVO DE MAMÃO ( propriedade próxima a Comunidade Ranchão - Nova Mutum)

Propriedade pertencente ao grupo Barriga Verde, empresa que fabrica Pré-moldados de concreto.
Fomos recebidos pelo professor André do IFMT - São Vicente que nos guiou pela propriedade e explanou sobre o plantio e técnicas de manejo, pragas e doenças do mamoeiro.






































































DIA 30/OUT/2010 - VISITA SOBRE A CULTURA DA BANANA (propriedade próxima a cidade de Nova Mutum).

Nesta outra propriedade também pertencente ao Grupo Barriga Verde, novamente fomos acompanhados pelo professor André do IFMT - São Vicente e pelo Pézão, responsável pela propriedade e conhecedor da cultura. Na propriedade conhecemos a área de plantio, o sistema de irrigação, tratos culturais, pragas, doenças, colheita e embalagem.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...