domingo, 20 de setembro de 2009

VISITA TÉCNICA - COOPERB, LAMBARI D'OESTE




No dia 17/09/09 foi realizada uma visita técnica na Cooperb - Cooperativa Agrícola dos Produtores de Cana de Rio Branco na cidade de Lambari d'Oeste, com as turmas dos 2º anos A, B e outras que possuem em sua grade a disciplina de culturas anuais.







" A Cooperb - Cooperativa Agrícola dos Produtores de Cana de Rio Branco está entre as maiores unidades produtoras de álcool do Mato Grosso.

Fundada em 1986, é hoje formada por duas unidades, sendo uma em Lambari d'Oeste e outra em Mirassol d'Oeste.

Localizadas no oeste do Estado de Mato Grosso, possui hoje uma área plantada de aproximadamente 18.000 ha, e ainda em expansão."





http://www.cooperb.com.br/index.htm
















Colheita

É comum a queima da cana madura antes do corte o que traz economia de mão de obra.

Após a queima o produto deve ser levado até a usina num prazo máximo de 24 horas.






Atualmente a colheita da cana-de-açúcar, em torno de 5.000 toneladas por dia, com o sistema de corte das canas feito manualmente, em 07 frentes de trabalho, onde cada produtor realiza a sua colheita, entregando a matéria-prima na indústria,.


http://www.cooperb.com.br/processo.htm




Colheita Mecanizada:


































Colheita Manual:






















Carregamento e Transporte


"O carregamento da cana é realizado por carregadeiras (motocana) próprias e o transporte utiliza 40% de veículos próprios e 60% de terceiros, dentro de um cronograma estabelecido pela própria usina e cooperados. Na entrada da usina os veículos são rigorosamente pesados para fins de controle administrativo e financeiro."


















Processo de Industrialização

http://www.cooperb.com.br/processo.htm


O descarregamento da cana de açúcar na usina representa o início de uma nova etapa. Agora a cana passará por sucessivas transformações até chegar à sua fase final, que é a produção de álcool combustível. E para que a cana chegue até você em forma de álcool ela passa por um longo e cuidadoso processo.

A cana, após ter chegado à plataforma de descarregamento passa por um processo rigoroso de lavagem, facilitando desse modo a rotina das máquinas, bem como o processo de destilação, sempre sob a observação de funcionários capacitados em cada setor da fase de industrialização.E assim a cana de açúcar vai se reduzindo, sendo moída até chegar à sua essência.

Após o processo de moagem o caldo de cana segue a sua rota até a destilaria. O caldo fica em reservatórios especiais onde acontece o processo de destilação. Na usina tudo é aproveitável. O bagaço por sua vez é endereçado à caldeira que produzirá energia própria para acionar outras máquinas.

Assim, as moendas em movimento, aliadas ao sincronismo das máquinas e o vapor das caldeiras em todo o processo industrial, a cana de açúcar se transforma em álcool combustível onde fica armazenado em tanques especiais que serão destinados posteriormente ao consumo final. E para ser lançado no mercado consumidor o produto é submetido aos padrões de qualidade, onde uma equipe de laboratoristas se empenham na análise sistemática do álcool e seus efluentes.

O sistema de tratamento da água também é parte essencial em todo o processo industrial da Cooperb.



























































Mais informações no site: http://www.cooperb.com.br/index.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...