quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A MAGIA DAS CORDAS - VIOLON CELLO

      

      O violoncelo (ou cello, uma forma abreviada, derivada do italiano) que hoje conhecemos teve origem no esplendor musical do século XVI na Itália, em um processo evolutivo da família das cordas.
Embora isso, o violoncelo foi usado principalmente como instrumento acompanhante até o século XVIII, quando passou a ser inportante como instrumento solista e no quarteto de cordas. No entanto encontramos na antiguidade instrumentos que até podem ser considerados pais do violoncelo, na medida em que são instrumentos de corda friccionada por um arco, emitindo som semelhante. É o caso do Ravanastron, instrumento criado no Ceilão há 5000 anos atrás, e que ainda hoje pode ser encontrado em versões usadas por monges budistas. É um instrumento menor que o cello atual, com caixa de formato retangular.
       O nome violoncelo parece ter se firmado por volta de 1680 a partir do termo violoncino, um diminuto de violone, como era conhecido o precursor do cello ainda no século XVII. Dentre todos os instrumentos da orquestra o violoncelo é o que guarda mais similitude com a voz humana, cobrindo desde o Baixo até o Contralto, em uma extensão de quase 4 oitavas. Situa-se na família das cordas entre o contrabaixo e a viola.



 Ravanastron



 Violone



 Cello


FLAMENCO - VIOLÃO E CELLO








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...